A televisão é uma poderosa ferramenta de ensino. Com ela aprendemos, conhecemos e obtemos informação sobre terras e povos que talvez nunca visitaremos.
Os Benefícios da televisão são vários, nomeadamente: Uma poderosa ferramenta de ensino.
Recebemos informação sobre a Politica. Historia, eventos actuais e culturais.
A televisão mostra tragedia e sucessos na vida das pessoas. Ela nos diverte, instrui e influencia. A exibição farta e explicita ao uso da violência e sexo, que influência o comportamento dos jovens em anos posteriores, que muitas das vezes resultam em crimes.
Embora transmita muita coisa que vale a pena ver, também nos prejudica a leitura e o relacionamento familiar.
A influência da televisão sobre as crianças. passou a ocupar um lugar de destaque na vida da maioria das pessoas. Os adultos devem ter em conta que essa influência existe. Os pais devem reflectir sobre esta questão, procurando adequar a sua atitude perante a televisão de forma a ser o mais benéfica possível para os seus filhos. Obviamente que as crianças não podem ser completamente proibidas de ver televisão.
No entanto, a programação a que têm acesso e o tempo que passam em frente à televisão devem ser controlados. Os pais devem saber a que programas os filhos assistem, conversar com eles acerca desses mesmos programas e discutir os assuntos mais polémicos. Se os pais acompanharem aquilo que os filhos vêem, terão mais condições para questionar a influência desses programas e identificar aqueles que poderão ir contra a formação que desejam dar aos seus filhos. A influência da televisão não é obrigatoriamente negativa.
Com a televisão a criança aprende e desenvolve conhecimentos e vocabulário de uma forma muito mais rápida do que se não tivesse acesso à mesma.
Muitos desenhos animados envolvem cenas de agressividade sem que quem a pratica sofra consequências negativas. As crianças tendem a considerar que o mais forte será o que tem razão, sem compreenderem determinadas acções.
As crianças poderão tornar-se menos sensíveis à dor devido à visão distorcida da morte, da doença ou de ferimentos graves. As crianças poderão ter mais receio do mundo que as rodeia por acreditarem que o mundo real é tão violento como o mundo a que têm acesso na televisão.
As crianças poderão ter maior tendência a ter comportamentos mais agressivos e violentos.
A programação de televisão destinada a crianças tende a canalizar os seus gostos . Deste modo, não afecta apenas o seu comportamento, mas também as suas crenças e valores. As crianças vêem televisão e não têm consciência da realidade e da fantasia. Os pais têm um papel importante papel na filtragem dos programas vistos pelas crianças. As nossas crianças e jovens, assim como os adultos, estão cada vez mais obesos devido ao tempo que desperdiçam em frente à televisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário