terça-feira, 13 de abril de 2010

Sistema Binário

SISTEMA BINÁRIO


Para que todos os circuitos e dispositivos do computador consigam partilhar informação é preciso que respeitem um modelo de representação comum. Como, a nível físico, só existem dois estados possíveis - ausência ou presença de corrente eléctrica -, o sistema tem de ser de base dois (pelo que se chama binário), pelo que atribui a cada um desses estados um dígito (ou bit) distinto - 0 para a ausência e 1 para a presença de corrente. A analogia lógica é quase imediata, pois os mesmos valores podem, também, ser usados para representar o falso e o verdadeiro.


O senso comum e a lógica matemática confirmam que o bit é o mais pequeno bloco de informação compreensível e distinguível, e que pode servir para a construção de blocos de informação mais complexos, mais compreensíveis e distinguíveis. Em grupos de oito, os bits formam a unidade mais importante na representação de informação - o byte - através da qual é, por exemplo, representada a capacidade de armazenamento e memória.



Quando a quantidade de informação é, ainda, maior, é normal o uso de aproximações. Para isso, foram criados vários sufixos que representam vários tipos de arredondamentos - kilo, mega, giga, tera, etc.



Valor Associado Arredondamento

8 bits 1 byte

1024 bytes 1 kilobyte

1024 kilobytes 1 megabyte

1024 megabytes 1 gigabyte

1024 gigabytes 1 terabyte



Sem comentários:

Enviar um comentário