sexta-feira, 9 de abril de 2010

Diferenças entre Windows, Linux e Mac os

O Windows, o Linux e o Mac OSX são sistemas operacionais equivalentes, mas cada um com suas características próprias. Todos possuem interfaces gráficas que permitem acessar os arquivos e editá-los, acessar a internet, ouvir músicas, assistir a vídeos, etc.

O Windows e o Mac OSX são sistemas operacionais "fechados", onde as empresas que os desenvolvem não divulgam informações internas sobre seu funcionamento, e você tem que usá-los como são, sem saber exatamente o que está acontecendo dentro do computador e sem poder mexer em muita coisa. Já o Linux é um sistema operacional "aberto", com seu código fonte disponível, e onde qualquer pessoa pode saber exatamente o que está acontecendo, mudar configurações editando simples arquivos de texto, e até mesmo alterar todo o sistema operacional ou os programas à vontade (basta saber programar). Não existe um único Linux, existem dezenas ou centenas de distribuições Linux, como Ubuntu, Mandriva, Red Hat, etc., cada uma com suas peculiaridades mas todas compartilhando o mesmo "kernel".

Quanto à segurança de cada sistema operacional, o Windows é o mais vulnerável, por "misturar" arquivos do usuário com arquivos do sistema, assim um programa rodado pelo usuário pode interferir e comprometer todo o sistema (como vírus e rootkits). Já o Linux e o Mac OSX (ambos seguindo estruturas derivadas do Unix) isolam os arquivos do usuário dos arquivos do sistema, desta forma impedindo que programas rodados pelo usuário afetem o sistema. Apesar de muito mais seguros, estes também não são 100% imunes a vírus, tudo depende da ação do usuário e de eventuais falhas do sistema operacional, mas em uso normal até mesmo dispensam o uso de antivírus.

Não é simples dizer qual é o mais adequado para um usuário comum, todos possuem funções equivalentes. Para uso normal, como acessar a internet, escrever e-mails e documentos, manipular imagens, etc., todos desempenham estas funções maravilhosamente. A vantagem do Linux, , é possuir milhares de programas de alta qualidade pré-configurados e totalmente gratuitos, para quase tudo que se queira fazer no computador, basta escolher na lista do instalador e clicar para baixá-los e instalá-los automaticamente. Mas uma desvantagem dele é que, por possuir uma base de usuários bem mais reduzida, não há muitas pessoas com conhecimento suficiente para resolver possíveis problemas de configuração.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário